Monitoramento na Internet

Antes de investir no Monitoramento Digital da sua marca, primeiro temos que colocar no papel a seguinte situação:

Meu tempo e recursos pagam essas ações? Minha empresa tem presença significativa nas redes sociais?

Se a resposta for não para as perguntas anteriores, ainda assim o monitoramento é útil e importante. Tudo aqui vai depender dos seus objetivos com as ações realizadas, para que possa tirar o máximo das oportunidades criadas.

E agora, o que monitorar?

  • Na maioria dos casos, os seus diretores, gerentes e colaboradores estão nas Redes Sociais. Esses nomes geralmente ganham o sobrenome da sua instituição. Por exemplo: O Roberto do Jornal Sertãozinho, a Luíza da Loja da Vera, a Vivian do Escritório Xtreme.
  • Se sua empresa tem um site, o monitoramento pode ser realizado na raiz do domínio, a fim de identificar backlinks em outros blogs, comentários e páginas.
  • Importante para garantir como anda o mercado á sua volta, é estar próximo também dos seus concorrentes. Siga-os, adicione-os nas redes sociais, nos seus newsletters. Aqui você pode descobrir muitas oportunidades com novidades e também com os erros deles.
  • Os seus clientes atuais ou potenciais também devem estar na sua lista de contatos/amigos. Eles podem postar o desejo ou a intenção de algo que sua marca/serviço/empresa pode oferecer.

Para conseguir o máximo de proveito nesta ação, o empresário precisa se colocar no lugar do cliente, e enxergar através dos seus comentários, a visão e a credibilidade que sua empresa ou negócio passa para eles.

Os clientes muitas vezes não fala diretamente sobre o seu produto, marca ou serviço, mas pode comentar aquele conteúdo que você postou. Aqui vai a sacada de produzir conteúdos de relevância, despertar a curiosidade do internauta para transformá-lo em lead, e num futuro bem próximo, um cliente.

Agora muito pior que encontrar um comentário negativo da sua empresa, é não responde-lo. Mostre que você está verdadeiramente interessado nele, seja positivo, agradeça o contato, e se possível, ajude-o. Caso o problema não tenha solução, apenas peça desculpas. Nunca seja mal educado com seu cliente, esta atitude pode gerar muita frustração para ambos os envolvidos. E claro, você também vai encontrar elogios. Não se esqueça de também agradecer e de se colocar a disposição do cliente. Certamente seu nível de engajamento como fã vai aumentar.

Esteja próximo ao seu cliente, se interesse pelas preferências deles, saiba onde ele está e sobre o que ele fala. Mantenha o hábito de estar sempre por perto.

E caso você prefira, contrate um profissional nesta área. Ele estará preparado para manter sua empresa informada com relatórios completos sobre o posicionamento da sua marca nas redes sociais, sites de noticias, redes de compartilhamentos de fotos e vídeos entre outros.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *